Galeria de Fotos

Busca no site

Cursos - Administração PDF Imprimir E-mail

O profissional formado no Curso de Bacharelado em Administração, o Bacharel em Administração de Empresas (popularmente chamado de administrador) é um profissional qualificado para organizar e aplicar processos de gestão em diversas áreas da empresa desde marketing até recursos humanos.

Entre os principais papéis do administrador de empresas estão:

  •     Consultoria para fechamento de negócios (contabilidade básica e aspectos técnicos).
  •     Estudo e visualização da situação atual da empresa para se poder traçar um plano de ação para o futuro.
  •     Organizar as relações de trabalho entre as pessoas e os fluxos de materiais e informação para maximizar a eficiência.
  •     Acompanhar e assegurar que os planos de administração de empresas traçados para a empresa estão sendo seguidos.
  •     Administrar também os recursos humanos da empresa (funcionários), identificando os tipos de personalidade, motivando e também aplicando uma liderança eficaz.
  •     Realizar o feedback (análise do que aconteceu) de todo este processo citado acima, verificando pontos que falharam e também os pontos positivos para poder ressaltá-los.
  •     Organizar e liderar reuniões e também cuidar dos aspectos diários das empresas preparando tarefas para os funcionários e examinando relatórios.
     


Os Tipos de Curso de Administração


Curso de Bacharelado em Administração de Nível Superior.

O curso de administração de empresas bacharelado, é considerado a principal e mais completa formação que um administrador de empresas pode ter.

Com duração média de 4 anos o curso de bacharelado em administração oferece uma formação bem generalista (envolve conteúdos variados) permitindo que o aluno posteriormente possa se especializar em diversas áreas diferentes.

Por ter uma formação geral o aluno vai estudar conteúdo de áreas bastante variadas desde matemática (contabilidade, estatística, etc…), passando por fundamentos do direito até mesmo psicologia básica (para desenvolver conceitos de liderança e motivação).

O curso de bacharelado em administração também vai exigir a produção de muitos trabalhos práticos e estudos de casos, no final do curso também sendo exigida um projeto de impacto obrigatório sobre algum assunto escolhido pelo aluno.

Curso de Administração de Empresas de Nível Superior (Tecnológico)

Com duração média de 3 anos, o objetivo dos cursos tecnológicos de administração de empresas é preparar o aluno para entrar no mercado de trabalho.

Tem um enfoque menos geral e mais prático que os cursos de bacharelado em administração. Entre os principais cursos tecnológicos de administração temos: Gestão de Patrimônio Público, Gestão Empresarial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Agronegócios, Gestão Hospitalar, Meio Ambiente, etc…

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DA CHRISFAPI


O curso de Bacharelado em Administração da CHRISFAPI – Christus Faculdade do Piauí pretende graduar gestores organizacionais generalistas com flexibilidade intelectual, críticos, criativos, inovadores, com formação multidisciplinar, dotados de competências e habilidades que os capacitem ao enfrentamento dos desafios e problemas da atualidade, na dinâmica do cenário administrativo.

Coordenador: Prof. Msc. Rodrigo Amaral Rodrigues.

Mestre em Administração pela UNIFOR; Especialista em Administração Hospitalar pela FSA; Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Piauí e Licenciado em Física pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente exerce a função de Coordenador dos cursos de Administração e Pós-graduação da Christus Faculdade do Piauí CHRISFAPI. 

Recursos

  •     Professores titulados
  •     Aulas com recursos de multimídia
  •     CPA – Centro de Práticas Administrativas
  •     Laboratório de Informática
  •     Biblioteca
  •     Auditório para palestras
  •     Espaços para exposição de trabalhos
  •     TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

Estágio Supervisionado


O Estágio Curricular Obrigatório é uma atividade realizada pelo aluno, proporcionando-lhe uma experiência em ambiente profissional. Sua realização é definida pela Lei nº 11788 de 25/09/2008.

O Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Bacharelado em Administração da Christus Faculdade do Piauí - CHRISFAPI integra o elenco de disciplinas obrigatórias e enseja a aplicação e sedimentação dos conhecimentos teóricos obtidos durante o curso.

O Estágio Curricular inicia-se no 7º período no começo do semestre letivo da disciplina Estágio Curricular Obrigatório I e o seu encerramento se dá no 8º período coincidindo com o encerramento da disciplina Estágio Curricular Obrigatório II. São 300 horas distribuídas da seguinte forma:

150 horas no 7º período.

150 horas no 8º período.

Trabalho de conclusão de curso – TCC


O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC no curso de Administração, conforme a Resolução CNE/CES 5/2005, é um componente opcional do curso, entretanto a CHRISFAPI adotando-a como componente curricular pleno tem o propósito de oportunizar aos alunos a consolidação de habilidades trabalhadas no decorrer do curso, especialmente, a capacidade de produzir diagnósticos, propor soluções aos problemas diagnosticados, através do processo de tomada de decisão, sustentando-as teoricamente.

A atividade proposta é a elaboração de um Projeto de Impacto na Administração que poderá concentrar-se em uma área do campo da administração

Atividades extracurriculares

  •     Palestras de Empresários convidados.
  •     Seminário Integrador (Junho / dezembro).
  •     SEAPI – Semana de Administração de Piripiri (setembro).
  •     Visitas técnicas a empresas.
  •     Aulas abertas.
  •     Atividades de Interdisciplinaridade.
  •     Núcleo de Práticas Administrativas.
Mercado de trabalho

O Administrador pode trabalhar em diversas nas áreas, sua atuação envolve instituições públicas, privadas e do terceiro setor além de consultoria e auditoria.

Principais áreas de atuação do Administrador:

Administração de Empresas
Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.
Administração Esportiva
Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.
Administração Financeira
Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.
Administração Hoteleira
Gerenciar hotéis, flats, pousados e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.
Administração Hospitalar
Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.
Administração de Produção
Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final. Administração pública planejar, promover e gerenciar instituições públicas.
Gestão de pessoas
Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.
Administração Rural
Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.
Administração do Terceiro Setor
Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.
Auditoria
Acompanhar a análise e os exames de documentos dos diversos setores de uma empresa ou organização.
Comércio Exterior
Administrar e planejar negociações de compra e venda com empresas do exterior.
Controladoria
Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.
Empreendedorismo
Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.
Gestão Ambiental
Planejar, desenvolver e executar projetos para a preservação do meio ambiente.
Gestão de Qualidade
Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias. Coordenar programas que melhorem a qualidade de vida de funcionários e clientes.
Logística
Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.
Marketing
Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.
Peritagem
Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.
Sistemas de informação
Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.

Fonte: Guia do Estudante


NÚCLEO DE PRÁTICAS ADMINSTRATIVAS - NPA

O NPA do curso de Administração da CHRISFAPI oferece aos alunos a prática em atividades organizacionais, elaboração de projetos, gestão de pessoas, assessorias a organizações e planos de desenvolvimento de mercado com acompanhamento de professores vinculados a Faculdade
Disciplinas vinculadas: Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II
Localização: Rua Germayron Brito S/N
Centro – Piripiri - PI
   
Principais equipamentos: computador, impressora, sala climatizada e equipada para treinamento e desenvolvimento profissional e escritório com um mobiliário adequado para acomodação, conforto e bem-estar dos alunos.

Projetos

Os alunos do curso de administração da CHRISFAPI integram grupos que realizam pesquisas ou desenvolver projetos de extensão junto à comunidade. O aluno recebe orientação de um professor do curso e seu trabalho será avaliado de forma a complementar seus estudos acadêmicos.

Projetos de Extensão

Alfabetização ecológica: a educação das comunidades locais para um mundo sustentável.

INÍCIO DO CURSO:
07/08/2006

AUTORIZAÇÃO:
Portaria N. 3632 de 17 de outubro de 2005

DURAÇÃO DO CURSO:
04 anos

TURNO:
Noturno

TÍTULO DE GRADUAÇÃO:
Administrador

COORDENAÇÃO:
Prof. Mestre Rodrigo Amaral Rodrigues


NÚMERO DE VAGAS:
50 vagas/ semestre

CARGA HORÁRIA TOTAL:
3.120 horas

E-MAIL:
rodrigoamaralpi@ig.com.br



I

II



- MANUAL MONITORIA
---------------------------
- MANUAL TCC
---------------------------
- NOVO REGULAMENTO NDE ADMINISTRAÇÃO
---------------------------
- CONSELHO FEDERAL DE
ADMINISTRAÇÃO

---------------------------
- CRA-PI

 

 

CHRISFAPI - Christus Faculdade do Piauí
Rua Acelino Resende, 132 Fonte dos Matos - Piripiri-Piauí
Desenvolvido por George Mendes